Ignorância é poder

Ignorância é poder

00:00
10:54
Um memorando confidencial da indústria do tabaco, chamado de Proposta de Tabagismo e Saúde, foi revelado ao público nos Estados Unidos em 1979. Ele foi escrito uma década antes pela empresa de tabaco Brown e Williamson para combater as “forças anti-cigarro”. O documento examina as maneiras pelas quais os cigarros são vendidos ao público em massa, dizendo assim: “A dúvida é nosso produto, pois é o melhor meio de competir com o ‘conjunto de fatos’ que existe na mente do público em geral. É também o meio de estabelecer uma controvérsia.”
A revelação do memorando despertou o interesse de Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, que começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.
A agnotologia explora como os interesses políticos, econômicos, culturais e ideológicos podem promover a criação de dúvidas e incertezas em torno de questões científicas, históricas e sociais, geralmente para vender um produto ou ganhar favores. Isso inclui a disseminação de desinformação deliberada, a manipulação da opinião pública, a ocultação de informações relevantes e a criação de ambiguidades.
Alguns grupos ou indivíduos negam eventos históricos amplamente aceitos, como a chegada do homem à lua ou o Holocausto, por exemplo. Eles espalham teorias da conspiração e desinformação para minar o conhecimento histórico e criar dúvidas sobre a ocorrência desses eventos.
Políticos e partidos políticos distorcem fatos e dados para promover suas agendas e criar incertezas sobre questões importantes, como a economia, a segurança nacional e a saúde pública.
Esses grupos usam especialmente a imprensa, hoje em dia todas as mídias, para espalhar propa
以上内容来自专辑
用户评论

    还没有评论,快来发表第一个评论!